Advogado gratuito: Veja como conseguir em todo Brasil

O custo para se contratar um advogado no país pode acabar pesando bastante no orçamento do brasileiros e justamente por isso, é importante enfatizar que é possível ter acesso ao serviço sem pagar nada. Sabe como conseguir um advogado gratuito para todo o país?

Se você está precisando contratar um advogado para solucionar alguma questão de seu interesse, já deve ter notado que os custos para o serviço são bem caros. Mas vale lembrar que você pode receber o atendimento de um advogado sem pagar nada!

E como isto é possível?

Bem, a Defensoria Pública do seu estado, assim como o Juizado Especial Cível (JEC) tem a responsabilidade de promover esse atendimento sem custo para aqueles cidadãos que realmente precisam do serviço e não podem cumprir com os custos do mesmo.

A Defensoria Pública permite o atendimento para quem não possui uma renda condizente com o serviço, basta fazer a solicitação na unidade. Mas vale lembrar que esses profissionais são bem requisitos e por isso, é necessário tr paciência para alcançar a regalia de um advogado gratuito.

Enquanto isso, o Juizado Especial Cível (JEC) fica destinado, em sua maior parte, para o serviço a Pessoa Física ou para pequenas empresas. Também é necessário que a pessoa a solicitar o serviço seja maior de 18 anos e que o valor do processo em questão não ultrapasse a média de 20 salários mínimos vigentes.

Além das opções mencionados, o cidadão também consegue ter acesso a uma advogado gratuito em qualquer estado e em pouco tempo de espera através das unidades experimentais de Direito. A inciativa já auxiliou muitas pessoas a solucionarem diferentes casos.

Isto é possível através da proposta de escritórios experimentais que existem em todo o Brasil. Essas unidades são mantidas por universidades que possuem o curso de Direito. Assim, os estudantes que já estão em um período mais avançado podem atuar praticando a profissão e auxiliando a população.

No geral, o cidadão consegue adquirir o suporte em qualquer área de Direito mas é preciso procurar um escritório responsável. Além disso, vale mencionar que cda unidade pode ter os seus próprios critérios de atendimento, como localidade e renda mensal. Você pode checar essas informações através do telefone da instituição.

Um outro ponto para o qual você precisa estar atento ao solicitar o serviço gratuito é a lista de instituições participantes. Verifique quais universidades próximas a você que disponibilizam o serviço para a população.