Como me tornar um desembargador de sucesso?

Quem pensa em constituir uma carreira de sucesso como desembargador, já deve ter se perguntado o que é necessário e como dar inicio a este processo. Bem, esta é uma carreira de prestígio e para alcançá-la é preciso muito esforço. Quer se tornar um desembargador de sucesso? Confira as informações a seguir e saiba como isso é possível:

O cargo de desembargador pode ser considerado o ápice da carreira para quem estuda Direito, pois ão é um trabalho simples e exige integralmente os conhecimentos adquiridos durante o ensino superior.

O desembargador é responsável por ações jurídicas importantes e complexas de segunda instância, como por exemplo, o questionamento de um veredito dado por determinado juiz em um caso.

Um outro aspecto que torna essa carreira tão burocrática de ser alcançada é a remuneração mensal e as poucas vagas disponíveis para este cargo.

Mas afinal, como você pode se tornar um desembargador de sucesso? As informações a seguir constituem um passo a passo do que é preciso:

Instituição de Referência

Como mencionado, existem poucas vagas de desembargador no país e para conseguir preencher uma delas, o profissional precisa ter um grande destaque, assim como um currículo acadêmico que seja referência.

As instituições de ensino que oferecem os melhores cursos de Direito se encontram no ensino público e para ter acesso a elas, você deverá se inscrever no SISU 2021.

O SISU é o sistema oficial de distribuição de vagas do Exame Nacional do Ensino Médio e para garantir a sua entrada no curso de Direito, é necessário ter uma pontuação alta.

Esteja atento a divulgação do resultado do Enem e aplique a sua nota através das inscrições do SISUVale lembrar que o programa abre vagas duas vezes por ano.

Ordem dos Advogados

Para se tornar desembargador ou exercer os cargos relacionados a Direito, no geral, é necessário participar da prova da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Na verdade, o cargo de desembargador não exige a carteira da OAB, mas como é necessário ter um plano de carreira dentro de Direito, é recomendado participar da prova.

Concurso Público

Depois de ter concluído as etapas mencionadas anteriormente, é hora de focar na aproximação para o cargo de desembargador.

Você deverá então, participar de um concurso público para juiz ou para algum cargo no Ministério Público. Vale mencionar que esses processos seletivos são bem concorridos.

Depois disso, seja um bom profissional na sua área e tenha uma rede de contatos com profissionais de referência em Direito. não existe um concurso para desembargador, será a sua experiência que poderá levá-lo ao cargo.