INSS inicia projeto-piloto de prova de vida pela internet; veja como vai funcionar

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é um dos principais órgãos públicos responsáveis por benefícios sociais que existe no país, ele é responsável por beneficiar milhares de pessoas todos os anos e garantir que todo o processo de funcionamento ocorra de forma adequada. Pensando no número de pessoas que são atendidas pelo INSS todos os anos e por se tratar de benefícios sociais específicos algumas medidas são tomadas para certificar a seguridade e evitar qualquer fraude que possa vir a existir.

Uma das principais medidas implementadas pelo INSS com o objetivo de evitar as fraudes do recebimento dos benefícios foi a obrigatoriedade da prova de vida. Todas as pessoas asseguradas por ele devem fazer todos os anos, independente da idade, do tipo de benefício que está sendo concedido ou a forma de recebimento, por conta corrente ou poupança. Os beneficiários que não fizerem a comprovação podem ter a suspensão do pagamento.

Como funciona a prova de vida do INSS?

A prova de vida é realizada nas agencias bancários que os beneficiários recebem seu benefício ou em alguns casos no próprio INSS. No caso das agencias bancarias o pedido é enviado a casa dos contribuintes favorecidos e a convocação é geralmente próximo a data de seu aniversario ou a data de inscrição no INSS, não é necessário fazer qualquer agendamento prévio, só basta chegar com algum documento de identificação nas agencias de recebimento e esperar ser atendido para fazer a prova de vida. No caso de a comprovação ser feita no próprio INSS é necessário um agendamento, que é feito por aplicativo, site ou telefone.

Diante da realidade da crise do corona vírus algumas medidas foram adotadas pelo INSS para garantir a segurança dos beneficiários, e a decisão da suspensão da prova de vida está em andamento desde o mês de março, sem data prevista para voltar o atendimento até ser considerado seguro para os beneficiários que em sua grande maioria fazem parte do grupo de risco. Pensando nessa suspensão e na incerteza da volta do funcionamento típico da instituição a implementação de uma prova de vida de maneira virtual vem sendo estudada, tudo ainda está em teste, mas representa uma grande solução a essa questão.

Pensando em uma maior facilidade e comodidade para os beneficiários ficarem informados sobre qualquer assunto referente ao INSS foi criado o Meu INSS, que é o site oficial do órgão público criado para atender as necessidades sociais, e pode ser acessado através de computadores, celulares e tablets. Por meio dele as pessoas conseguem tirar suas dúvidas e acompanhar todas as suas informações. Para acessar o portal Meu INSS 2021 só precisa da realização do cadastro e assim de forma digital e simplificada o acesso a vários serviços, como é o caso da prova de vida, vai estar literalmente na palma da mão.