Quais benefícios trabalhistas terão NOVAS regras em 2021?

Durante o passar dos anos alguns benefícios trabalhistas foram conquistados e perduram ate hoje, como é o caso das férias remuneradas, jornada de trabalho de no máximo 44 horas semanais e o seguro desemprego.

O seguro desemprego é um dos mais importantes benefícios garantidos pelos trabalhadores e é de grande importância para os cidadãos brasileiros que dependem do atual mercado de trabalho inconstante. Com o passar dos anos alterações foram surgindo e novas regras se aplicam ao processo de solicitação para esses trabalhadores conseguirem o direito ao benefício.

A solicitação do seguro vem sendo mais criteriosa e algumas pessoas desconhecem essas mudanças que ocorreram e que começarão a ser cumpridas no ano de 2021. Em busca de um processo mais focado e para evitar fraudes ou pedaladas o governo instaurou essas novas regras. Ao passar dos anos muitas das regras criadas foram alteradas e muitas foram lançadas.

Para a primeira solicitação do seguro desemprego antes era necessário ter a carteira assinada por pelo menos 6 meses e assim teria o direito ao benefício, na segunda solicitação o mesmo prazo era necessário. Com as novas regras para a solicitação do seguro houveram mudanças em relação ao tempo, no caso da primeira solicitação será necessário que os trabalhadores tenham cumprido um total de doze meses de trabalho com carteira assinada nos últimos dezoito meses, o prazo de 6 meses só passa a valer para os trabalhadores que já estejam solicitando pela terceira vez o benefício.

A solicitação pode ser feita de maneira virtual, agendando um atendimento no INSS com dia e horário marcados facilitando todo o processo tanto para os beneficiários quanto para os responsáveis por todo o sistema, e pedir o seguro desemprego pela internet agiliza toda a burocracia do sistema. Com a solicitação feita e aprovada os trabalhadores desempregados poderão receber um salário do INSS de 3 ate 5 meses.

É necessário que os empregadores e os empregados fiquem atentos a todas essas mudanças e a todos os assuntos trabalhistas que garantem seus direitos e deveres perante o mercado, para assim não ficarem desprotegidos diante de alguma situação inesperada. Os trabalhadores devem ficar de olho as novas parcelas do seguro desemprego 2021 e se atentar aos pequenos detalhes que podem influenciar qualquer decisão sobre o benefício. Já os empregadores devem se atualizar sobre todas as novas regras dos benefícios trabalhistas para assim facilitarem todo o processo do RH de suas empresas e ajudar os trabalhadores a pouparem tempo e garantirem de maneira simplificada seus direitos.